sábado, 11 de dezembro de 2010

Guitarras empoeiradas

Banda aeroplano retorna do estúdio. Foto de João Sincera

Neste momento estou na reunião da Rede Música Brasil, em Belo Horizonte (MG). Enquanto não consigo repassar todos os informes da rede, aproveito para bloggar um pouco sobre o lançamento do single "Estou bem mesmo sem você", da banda Aeroplano. Eu estava ansioso pelo lançamento. Ele está disponível para download a partir de hoje.

Na minha opinião, a música título é uma das melhores canções pop da nova safra do rock paraense. Como diz Diego Fadul, no bom texto de apresentação do disco, o som amadureceu e ganhou uma definição. Centrado em alguma nostalgia e no relato de relações desgastadas, as letras definem alguns dos temas existenciais mais latentes nas relações humanas. Timbres vintage e guitarras "empoeiradas" são as marcas sonoras do single, que traz ainda duas músicas: "Para você, solidão" e "Vermelho que é rosa", músicas densas e arrastadas que lembraram alguns momentos do Radiohead e outras bandas indies nessa linha dos anos 1990.

Mas "Estou bem mesmo sem você" é sem dúvida a música de trabalho. Radiofônica ela traz um arranjo de guitarra bem característico e versos tão simples quanto deve ser uma reflexão pop. Além das três faixas de mp3, o arquivo do single traz um release, fotos, encarte, capa e papel de parede, formando um material visual bem interessante.

Primeiro single do disco Voyage (Doutromundo Discos), o lançamento é uma parceria entre os selos virtuais Senhor F e Doutromundo Digital. A Aeroplano foi formada em 2006 pelos músicos Eric Alvarenga (voz e guitarra), Diego Fadul (guitarra), Bruno Almeida (baixo e backing vocal) e Felipe Dantas (bateria e backing vocal). Na discografia estão um EP (Aeroplano. 2006) e um CD demo (Solidão, pra você. 2007), ambos lançados pela Ná Records.

A produção musical é de Gustavo Vazquez (Macaco Bong, Black Drawing Chalks, MQN, Violins, entre outros) e o lançamento é o primeiro físico do selo Doutromundo Discos, que lançou anteriormente em plataforma digital as bandas Johny Rockstar, Plug Ventura e Superjack, e em 2011 lançará o novo do Madame Saatan.

Baixe agora:
www.senhorf.com.br
www.doutromundo.com.br
www.musicaparaense.org

Nenhum comentário: