quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

O grito da Pro Rock e do Bafafá

Fotos de Ana Flor

Por falta de tempo e pudor de autoresenhar-me, reproduzo aqui o texto de Sidney Filho, do Blog Ver-O-Pop, sobre o Bafafá Pró Música que aconteceu no último domingo 13 na Praça da República. Só gostaria de acrescentar que apesar do imprevisto embargo de um dos palcos do evento, ele não foi abalado em nada, ao contrário, o "grito" do Bafafá foi amplificado pela polêmica da liberação da Praça, e abriu canais de diálogo para a ocupação de outros espaços públicos e para a manutenção do mesmo. Desta forma eu e toda a equipe do Ponto de Cultura Bafafá Pro Rock quer parabenizar a todas as bandas que tocaram e às que não tocaram e foram compreensivas com a situação. 14 das 20 atrações previstas se apresentaram e mostraram porque a música paraense provoca um Bafafá tão grande pelo mundo a fora. Muito obrigado a Retaliatory, Ataque Fantasma, Miguelitos S/A, Dialetos, Stereoscope, Os Baioaras e Pio Lobato (vocês estarão no próximo). Muito obrigado aos parceiros Ná Music, MM Produções, Mudra Produções, Jambu Filmes e A3 Bureau. À Secretaria de Estado de Cultura, que ao incentivar tal evento contribui para o fortalecimento da nossa cultura. À Secretaria Municipal de Meio Ambiente que, apesar dos contratempos, foi compreensiva e sensível aos nossos argumentos (até onde foi possível). Ao Sebrae-PA que mostrou o nível certo que ousadia que os grandes negócios exigem ao patrocinar o Bafafá deste ano. A todos os fotógrafos, cinegrafistas, técnicos de áudio, roddies, músicos, jornalistas, enfim, a todos os profissionais envolvidos. Ao público. Não temos uma estimativa fiel pois muita gente viu o Bafafá em "turnos". Muita gente que ficou pela manhã não pode voltar a tarde e vice-versa. Mas muita gente ficou desde o início, chegando ao pico de mais de 2 mil pessoas num só momento. Quadriplique esse número e talvez cheguemos a uma estimativa fiel de quem ouviu o grito deste Bafafá - fora a repercussão. Muito obrigado a Mestre Laurentino, sempre presente, sempre na vibração da música. Por fim, convido a todos para a nossa confraternização, que vai ser neste próximo sábado, dia 19, no Centro Cultural Cidade Velha, com shows de Norman Bates, Suzana Flag e Clepsidra. Mande seu nome para associaprorock@gmail.com para pagar apenas R$ 5 na hora. As 20 atrações previstas na programação original terão quatro cortesias a sua disposição a partir de hoje na loja Ná Figueredo, é só passar lá nesta sexta-feira (ou no sábado pela manhã e a tarde) e retirar. Vamos, enfim, relaxar e comemorar.

Bafafá Pro Música: A festa para fechar o ano

Por Sidney Filho



A manhã do domingo passado (13) começou um pouco preguiçosa na Praça da República (um dos centros públicos e culturais de Belém) quando algumas notícias começaram a vir à tona sobre o embargo da Prefeitura Municipal de Belém, em relação a utilização da carreta palco para a realização do manifesto musical Bafafá Pro Música. Mas isso não tirou o brilho da festa. E todos os shows ocorreram no anfiteatro da praça.

O pontapé inicial foi dado de uma maneira estrondosa com o hardcore da banda Núcleo Base, acordando quem estava se chegando. Logo depois vieram as melodias da Dharma Burns. E para a mostrar a miscelânea musical, que ainda estava por vir, foi a vez do DJ Morcegão e a Máfia da Baixada.

Quando a compositora Joelma Klaudia subiu no palco, o público presente ficou encantado com a performance dela e com as músicas. Logo depois, foi a vez de outro destaque feminino paraense, Juçara Abe, que junto com o DJ Morcegão, mostraram que toda mistura bem feita é agraciada pelo público.

Já no início da tarde, o grande compositor paraense Rafael Lima fez um show arrepiante. Logo em seguida, utilizando programações e uma dupla de músicos experientes, o baterista Arthur Kunz promoveu um show de jazz experimental, cedendo espaço à música experimental.

A tarde continuava e o público esquentava, dando vez para uma das bandas de rock mais festejadas da cidade, Vinil Laranja, que enlouqueceu quem não arredava o pé. O nível foi mantido com Tomates Verdes, com fortes influências do grunge, e pela banda Xamã, que está completando mais de 10 anos de atividades na noite de Belém. Para abrilhantar a tarde de domingo, a sutileza da Suzana Flag.

Com o local das apresentações, o anfiteatro da Praça da República, completamente tomado pelo público, foi a vez do hardcore do Licor de Xorume. O peso foi mantido com a banda Norman Bates, clássica banda paraense, que mostrou porque o rock paraense é um dos mais vislumbrados no resto do país.

Para fechar com o clima lá em cima, foi a vez do thrash metal do Telaviv, o público já estava completamente alucinado, quando eles subiram no palco. Resultado do Bafafá pro Música: Festival perfeito, mesmo com o embargo da Prefeitura Municipal de Belém; e todos voltaram para casa felizes da vida.

Nenhum comentário: