sexta-feira, 22 de julho de 2011

Musical Diversity From Amazonia


Há três anos, precisamente no dia 23 de abril de 2008, o jornal O Liberal estampou na capa do caderno Magazine a manchete "Músicos querem portal"
Foi uma notícia capturada durante uma reunião de classe para debater o Plano Estadual de Cultura.

A proposta era ter um portal que divulgasse e promovesse a inclusão da música paraense no novo e emergente mercado digital.O PEC ainda não foi adiante, mas nos já o fizemos assim mesmo.

Como nós todos, que atuamos e militamos na música e nas políticas públicas da cultura, sabemos, o mercado digital é um futuro que já chegou para todos.
A internet abriu mil possibilidades. Durante anos, porém, nos "batemos" com ela. O resultado positivo começa a aparecer: criaram-se redes, circuitos surgiram e se fortaleceram. Ainda distribuímos nossas músicas de graça e nós às vezes nos batemos individualmente ou dentro desses circuitos para promovê-las. Com tanta coisa com que se preocupar, além da própria feitura da música, pouco tempo nos sobra para a nossa arte. E ainda não sabemos como vai ser esse mercado nesse futuro que já começou. No momento em que existe CPI do Ecad e que grandes corporações começam a fechar acordos de certa forma limitando o compartilhamento de arquivos... acredito que o futuro é encarar o digital como um mercado onde distribuir a música exige uma estratégia bem clara. E é preciso pensar em consumo e fruição. Resgatar o valor da música e do músico.

Dessa forma, há mais de quatro anos nós estamos estudando, discutindo, às vezes brigando mesmo, para entender e pensar estrategicamente esse mercado. Valorizar nossa região... Dessa forma foi concebido o projeto Pará Música, um portal que tem por objetivo divulgar e promover a música do Pará para o Brasil e para o mundo. A ideia é agrupar e se juntar a todas as iniciativas que já existem de forma criativa para celebrar a nossa música, assim como celebramos a música carioca, a música do mangue, a música sulista, a música mineira... enfim, não querendo ser melhor do que o resto do Brasil, mas afirmando também a nossa qualidade e a nossa diversidade. Como a maior parte das nossas matas foi ao chão, o povo que aqui se assentou tratou de tornar esse calor mais aprazível. Que o Brasil se chegue, que os músicos brasileiros se cheguem...compartilhem conosco. Que os nossos colegas do Norte se cheguem, já estamos mais próximos. Estamos na Amazônia.

Gostaria de convidá-los a conhecer um pouco/muito dessa diversidade. Agradeço muito ao programa Conexão Vivo e ao Governo do Pará, que nos possibilitaram essa iniciativa, através da Lei Semear. Obrigado Kuru e toda a turma... Agradeço à Associação Comunitária Paraense de Rock - Pró Rock que me deu a oportunidade de coordenar esse projeto. Gláfira, Rui, Jayme, John, Flor, Azul, Mário, Joel, Vivian, Beatriz, Lucas, Raoni... (a lista é grande, enoooorme).

Agradeço, enfim, a toda a equipe que juntamos ao longo desses meses todos... todos. Sou honrado por trabalhar ou ter trabalhado ao lado de todos vocês. Felizmente nós vamos ter a oportunidade de nomear cada um deles ao longo dos meses através do nosso twitter e do nosso facebook... e na seção institucional do portal.

Agradeço ao Sebrae-PA pela oportunidade de, através do projeto Pará Pró Música, travar contato com as técnicas, competências e conhecer as pessoas que com suas vivências e experiências nos passaram conhecimentos, ideias, criticas... Tudo colaborou para isso, e espero que a nossa equipe tenha chegado à altura desse desafio. Se tiver bom, a culpa é nossa! Se tiver mais ou menos, a responsabilidade é toda minha. Mas muito disso depende dos nossos músicos, intérpretes e compositores, então, penso que estamos em boas mãos.

Obrigado à Libra Design, que trabalhou em cima do gênio das logomarcas e dos layouts incríveis do rock e da música. Nunca ninguém traduziu tão bem em imagens os conceitos e os desafios que nos impusemos desses anos. Obrigado John Bogea, o que é teu estará assegurado sempre.

Agradeço até a quem torceu contra, pois isso nunca nos deixou desmotivar. Ao contrário, só nos deu a certeza de que estávamos no caminho certo e que precisávamos corrigir rumos, repensar, reconsiderar... Muito obrigado a Ná Figueredo! Por tudo. Pessoa absolutamente admirável. Sensacional compartilhar isso com essa pessoa maravilhosa!

Enfim, desculpem a todos que não pude citar nominalmente... todos os colegas de música, parceiros de bandas, de fórum, família, filhas, colegas de rua etc. Eu perdi uma banda incrível no meio do caminho (vocês vão conhecer, se ainda não conhecem), perdi horas preciosas ao lado das minhas filhas, um delas recém chegada ao mundo. Mas valeu a pena. Sempre valerá, afinal a música me salvou. Obrigado Gil.

Espalhem a notícia, usem essa ferramenta, mandem releases, notícias, todos os seus contatos, endereços eletrônicos, rider e mapa de palco... telefone do empresário, produtor ou seu mesmo... Vamos anunciar bem cuidadosamente todas as ferramentas de que dispomos no portal em breve.

Por enquanto, eu vos peço apenas um pouco mais de... paciência e que acessem este hotsite: http://www.paramusica.com.br e veja o eflyer que segue em anexo!
Divulguem, repassem aos colegas, amigos...

Siga @paramusica no Twitter. Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100002518160959

E-mail: contato@paramusica.com.br

Em breve divulgaremos a data exata do lançamento em agosto.

Desculpem por tomar o precioso tempo de vocês, em breve teremos mais. O trabalho está só começando.

Atenciosamente,

Nicolau Amador

Nenhum comentário: