terça-feira, 22 de junho de 2010

Ser feliz mais um pouco...

Susanne May em Foto de Ana Flor

Sussane May é um doce de pessoa. Às vezes é estourada, como qualquer pessoa normal. Mas quando se sente bem pra soltar a voz à frente da banda Suzana Flag, ela encanta a todos. Certamente tem quem não goste, como ela costuma dizer, mas deve ser alguém de mal com a vida, que não sabe apreciar seu timbre incomparável e sua doçura suave. Susanne não é o tipo de cantora que berra, que eleva a nota até não agüentar mais. Ao contrário, é tímida e impõe seu estilo assim, sem grito, sem muito alvoroço.

Susanne é tímida, sim. Não adianta negar, mas é o que é, com poucas palavras e muita emoção. O suficiente para encantar muitos fãs. Apesar da minha aproximação com a banda, negociar essa entrevista não foi fácil. Fiz uma coisa que não costumo fazer, mandei as perguntas por email e aguardei as respostas. Não satisfeito com todas as respostas, reenviei novas perguntas e obtive outras respostas, algumas bem humoradas, outras nem tanto.

Assim é Susanne May, vocalista da banda Suzana Flag. A banda que lançou seu primeiro disco autoral em 2002 depois de passar noves meses trancada num quarto de quintal lá no distante município de Castanhal, fazendo ping pong com dois aparelhos de MD, gravando camada sobre camada um disco que revolucionou o cenário pop paraense. E que certamente vai provocar o mesmo rebuliço quando "Souvenir" finalmente chegar as lojas. Aliás, Susanne completa anos amanhã e comemora em festa com os meninos do Tio Nelson no Bar Templários. Compareça! E acesse www.suzanaflag.com.br, e siga-os no Twitter: @bandasuzanaflag. Quando algo grande estiver acontecendo você não vai querer ser o último a saber, não é mesmo?!

Nicolau: Como foi que surgiu o Suzana Flag?
Sussane: A banda surgiu em 2001 quando três amigos juntaram a vontade de ter suas músicas registradas e decidiram fazer seu próprio disco. Em 2002 surgiu o Fanzine que todo mundo já conhece a história.

O que esse disco significa pra vocês?
Ele nos traz lembranças boas de quando se fazia música com gosto, de como quando tudo que é bom começa.

Como foi a produção do Souvenir?
Uma parte foi no Estúdio da Cultura FM e outra no Apce Music.

Eu queria detalhes. Foi bom, foi ruim? Quem esteve envolvido?
Isso você sabe melhor do que eu. Pode falar você mesmo que foi um dos produtores do disco.

Quais os planos de vocês para o futuro?
Os meus planos são fazer bastante shows pelo interior do Estado e depois sair mundo afora, aonde esse disco nos levar.

Susanne em mais uma fotografia de Ana Flor

Vocês estão lançando esse disco há muito tempo, por que ele demorou tanto pra sair?
Por conta de muitos imprevistos tivemos mudanças de planos e com isso o tempo foi ficando pra trás.

No meio da produção desse disco, vocês tiveram uma perda importante, que foi a saída do baixista e compositor Elder Fernandes. Como foi isso pra vocês? Foi um baque?
Foi uma perda, sim, mas nada é para sempre e depois estamos todos seguindo o caminho que escolhemos. Esse disco ajudou a exorcizar nossos fantasmas, ele tem seu lado sombrio mas também aponta um luz no fim do túnel. Espero que não seja um trem...rsrsrs.

"Santa Fé", canção do novo disco, é um recado para o Elder? O que vocês diriam para ele agora?
Cada canção tem uma história, tem um pouco de nós e dos nossos amigos. Mas não tem nada para agredir ninguém não. Nada a ver. Vamos tocar essas bandas pra frente.

Vocês rodaram festivais pelo Brasil com o Fanzine e tiveram grande notoriedade. Acham que vão recuperar isso como o Souvenir?
Não sei responder a essa pergunta. Se recebermos convites nos vamos lá. O Fanzine tinha outra formação e o Souvenir tem novos caminhos pra seguir.

Quais as estratégias de vocês para chegarem a isso?
Nossa estratégia é melhorar cada vez mais, buscando bons contatos e com um bom material pra divulgação. Afinal ralamos muito para deixar esse disco do jeito que conseguimos, e acredito que ele é um bom disco. Esperamos que as pessoas reconheçam o nosso esforço.

Como vocês vêem o rock paraense hoje?
É disperso.

O que vocês diriam ao público de vocês nesse momento?Não perca mais um episódio da saga do Suzana Flag, sempre tem ótimas histórias, dramas, comédias, de todo o tipo.

Vocês guardam alguma mágoa de alguém?
Pra quê???!!!!!!!!!! Só se for pra devolver.

Quando podemos esperar o lançamento deste disco? Assim que ele ficar pronto.


3 comentários:

Jaci disse...

Su, como todos nós, uma pessoa complexa, sensível e apaixonada! Mas, por poucas coisas!
Sei que ela detesta alvoroço, exibicionismo! Vive no seu "infinito particular".
Grata por tê-la perto, por conviver com ela, Joel e Camila!
Companhia inestimável! Amo um monte!

Nicolau Amador disse...

Su é encantadora! feliz aniversário, e que voce continue encantando a todos nos com a sua delicadeza e sua voz suave!
sinceramente, do poster.

Anônimo disse...

Essa é a "P" (como diz o Joel) que eu conheço... sem tirar nem por...
Feliz niver pra ela...
Parabns por ter conseguido arrancar essa entrevista dela
rsrsrs
;)