quinta-feira, 27 de maio de 2010

Fotos registram performance do músico paraense

Performance da banda Turbo registrada pelo fotografo Mario Guerrero esta na exposição Photo Pro Música

O ponto de cultura Bafafá Pro Rock promove a partir desta sexta-feira, 27, dentro da Feira do Empreendedor, a exposição de fotografias Photo Pro Música. A exposição reúne 20 imagens dos fotógrafos Ana Flor e Mário Guerreiro, que há três anos vem acompanhando e documentando as mostras artísticas do ponto.

As mostras iniciaram no dia 13 de junho de 2008, quando Se Rasgum, Movimento Bafafá do Pará, Associação Pro Rock e o selo Na Music fundaram o Fórum Paraense de Música Independente e decidiram fazer uma mostra de artistas na Praça da República para marcar o Dia Mundial do Rock. A primeira mostra reuniu 12 artistas, entre eles Clepsidra, Norman Bates, Tribo Manari e Sevilha, entre outros.

“Ninguém tinha contratado fotógrafo para registrar a mostra e fui fotografar o Clepsidra tocando. Acabei fazendo fotos de quase metade das bandas e essas ficaram sendo as fotos oficiais”, conta Ana Flor, que também é concluinte do curso de artes visuais da Unama, e acabou se tornando uma espécie de fotografa oficial da mostra.

Em setembro de 2008, a mostra Bafafá Pro Rock ocupou um dos palcos no terceiro dia do festival Se Rasgum no Rock daquele ano. Tocaram Johny Rockstar, Paulo Luamim, Suzana Flag, Delinqüentes e outras bandas. Já no dia 28 de dezembro daquele mesmo ano aconteceu mais uma das mostras, com a participação de Baby Loyds, Jolly Jocker e Mestre Laurentino, entre outros.

Registro do guitarrista Pedrinho, diante da platéia do terceiro Se Rasgum, em 2008. Foto: Ana Flor

Em 2009, coordenada apenas pela Associação Pro Rock e Movimento Cultural Bafafá do Pará, com apoio do selo Na Music, MM Produções, Secult e SEBRAE-PA, a mostra virou Bafafá Pro Música e adotou o slogan “Manifesto da Música Paraense”. Naquele ano foi realizada apenas uma mostra além de participar de eventos ligados ao Fórum Social Mundial. Foi quando contou com a colaboração de Mário Guerreiro, fotógrafo experiente que já registra o movimento rock em Belém desde os anos 80.

“Recebi o convite da Associação Pro Rock e aceitei colaborar com o movimento, que a gente acompanha há anos. Nossa cena é histórica, uma das mais ativas do Brasil, então tem que sempre ser documentada”, explica ele, que doou seus direitos autorais para a Pro Rock.

Em 2010, a mostra Bafafá trouxe a Belém pela primeira vez a banda brasiliense Soatá, que tem um forte vinculo com a música paraense e abriu espaço para a banda Martiryum de Macapá. A essa altura já era o manifesto “de todas as músicas”. “Essa mudança refletiu nossa atuação na política cultural junto ao Fórum Nacional de Música e ao Colegiado Setorial ligado ao MINC”, diz Nicolau Amador, um dos curadores da mostra e da exposição.

Outra foto de Mário Guerreiro, dessa vez registrando a performance da banda Rennegados, no Bafafá Pro Música realizado no mes de abril na Praça Waldemar Henrique

Depois de cinco mostras e de ter reunido mais de 60 artistas ao longo dessa trajetória, a mostra continua com suas atividades depois que a Pro Rock virou um ponto de cultura. “Vamos realizar sempre duas grandes mostras por ano, em praça pública, documentadas, com grande visibilidade para o artista paraense. Nossa intenção é promover o artista e o acesso do público a nossa produção”, explica Nicolau.

Performance de Ana Flor registra a performance de Johny Rockstar no Bafafá

As fotografias estão expostas a venda no estande da Pro Rock na Feira do Empreendedor. Cada uma delas está adesivada em uma plataforma de PVC como um pôster de tamanho de 30 por 45 centímetros.


Serviço:
Exposição de fotografias de Ana Flor e Mário Guerreiro de 28 a 30 de maio no Hangar Centro de Convenções, estande da Pro Rock na Feira do Empreendedor. Acesso gratuito com inscrições na hora ou pelo site www.feiradoepreendedorpa.com.br
Outras Informações: (91) 8116 2607 / 9614 1005.

Nenhum comentário: