quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Grito Rock agita o Carnaval do Brasil


Vai ter Turbo no Grito Rock Belém 2010

Os coletivos ligados à rede Fora do Eixo realizam a partir de amanhã mais uma edição do Grito Rock. O “festival” é, na verdade, uma grande ação integrada que se realiza com apoio institucional dos estados e municípios onde acontecem as mostras e com o investimento das bandas que se propõem a arcar com as despesas de passagens para divulgar seu trabalho em outras cidades.

O projeto de construção de sustentabilidade da música independente conta com mais de 40 festivais de música independente espalhados pelo País, ligados à Associação Brasileira de Festivais Independentes (Abrafin) por onde centenas de bandas circulam todo ano. Dizem, o circuito independente mobilizou no ano passado, pela primeira vez, mais recursos que o chamado mainstream. Só a Feira Música Brasil mobilizou recursos da ordem de mais de R$ 4 milhões, a maior parte investimentos públicos.

O grande Carnaval Roqueiro vai invadir (ou pelo menos incomodar um pouco os sambistas de) 78 cidades do País. Buenos Aires e Córdoba (Argentina), Montevidéu (Uruguai) e Santa Cruz de La Sierra (Bolívia) são as cidades que põem o Grito Rock no calendário cultural da América Latina este ano.

Minas Gerais é um dos estados mais organizados na produção independente. É o que tem o maior número de cidades a integrar o calendário: 14. O produtor Talles Lopes, de Uberlândia, diz que seu coletivo terminou o ano com R$ 1,5 milhão em projetos aprovados pela lei estadual de incentivo à cultura.

Através do site Toque no Brasil, em apenas 10 dias, foram recebidas 2,5 mil inscrições. 600 delas foram aceitas.

O Grito Rock Belém é organizado pelo coletivo Megafônica, com apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Cerpa, e terá este ano a presença de quatro bandas de fora do Estado, Fax Modem (AP), Brown-HÁ (DF), Gandharva (PE) e Mr. Jungle (RO). Turbo, Dharma Burns, Sincera, The Baudelaires são as bandas do coletivo que representam a Capital. Do interior do Estado, vêem para o festival as bandas 16 Bits, de Novo Repartimento, e Paralelo XI, de Primavera (esta última selecionada nas prévias do festival).
As bandas Nêgo Bode e Os Caras da Estrella abrem o evento. "Elas foram selecionadas através do novo projeto que a gente está desenvolvendo e foi batizado pelos meninos do coletivo de Banda Cabacinho", explica a produtora Bahrbara Andrade.


*Com informações do site DIVIRTA-SE, de BH.


SERVIÇO:

Dias 5 e 6 de fevereiro
Grito Rock Belém 2010
Local: African Bar
Hora: a partir das 22hs
Ingressos antecipados: $12 (Ná Figueredo), na hora $15

Nenhum comentário: